A “Piano Catarinense” Banda da PM de Santa Catarina na Oktoberfest 2019

A Banda da PM na Oktoberfest 2019

A Oktoberfest de Blumenau todos conhecem. É famosa pela cultura germânica e bandas típicas. Este ano algo chamou muito a atenção – uma banda formada por policiais militares, a Banda da PM.

A Banda da PM foi criada em setembro de 1893.  Está sempre presente nos principais acontecimentos de Santa Catarina, testemunhando momentos de alegria, tristeza, manifestações de louvor, comoção, patriotismo, civismo e muitos outros.
Tem  sua configuração instrumental composta por elementos de sopro, cordas, percussão e  eletrônicos, além de cantores Policiais Militares.

Cada integrante da Banda da PM, não é apenas um policial, é um agente da paz social.

Exaltando o sentimento de patriotismo ao tocar com esmero o Hino Nacional, a banda emociona. Nas ações que o grupo exerce, levando alegria e entretenimento às comunidades com programas de inclusão social  a corporação atinge seu maior objetivo, o estreitamento entre Polícia Militar e sociedade.
Por tudo isso a “PIANO CATARINENSE” como é carinhosamente chamada,  foi declarada no ano de 2008 patrimônio histórico, artístico e cultural do estado de Santa Catarina.


“Um show emocionante” conforme nosso fotógrafo Leandro Lanser Santos.

Na Oktoberfest a Banda da PM apresentou um vasto repertório, com perfeição, dirigida pelo Capitão Edson de Paulo e regida pelo maestro Subtenente Marcos César Viana.
Sempre com suas fardas extremamente alinhadas, na Oktoberfest de Blumenau os militares também trajavam um simpático chapel estilo “Fritz”.

No final da apresentação, para surpresa de todos,  emocionou o público com a participação especial de Oséias Pereira, interpretando Tim Maia. O Público em êxtase, queria mais e mais, deixando Oséias e os demais integrantes extremamente emocionados.

Então fica a dica. Sempre que ouvir falar da Banda da PM ou da Piano Catarinense corra e garanta seu lugar.
Será inesquecível!

Os Velhos Camaradas – Oktoberfest de Blumenau

oktoberfest 2019

Um Espetáculo!

Os Velhos Camaradas são presença quase obrigatória na Oktoberfest de Blumenau. Em 2019 não poderia ser diferente. Do primeiro ao último dia foram diversas as apresentações, sempre no Eisenbahn Biergarten onde promoveram verdadeiros espetáculos.

A Casa4centos e os Velhos Camaradas.

A Casa4centos Fotografias para Empresas marcou presença. Leandro Lanser Santos, proprietário e fotógrafo, produziu imagens incríveis dos Velhos Camaradas.

“A animação, a irreverência e o talento são surpreendentes!  Fotografar esta turma é sempre um prazer. Em minhas imagens, tento fugir do fotojornalismo e busco a arte.” Diz Leandro

Afinal quem são estes Velhos Camaradas ?

O texto abaixo, fornecido por Clay Schulze (integrante ), conta rapidamente a história do grupo Männerchor Liederkranz que apresenta o show “O Encontro dos Velhos Camaradas”.


Parte integrante do Centro Cultural 25 de Julho desde 03.06.1962, o Coral foi fundado originalmente em 1909. Em 1937 o Liederkranz, na época regido pelo maestro Heinz Geier, juntou-se ao Grupo Musical Germânia e ao Grupo de Teatro Frohsin, formando a Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Ali foi formado um grande coral misto, absorvendo o Liederkranz, que foi extinto.
Atualmente o Coral é regido por José Carlos Oeschsler e conta com mais de 30 componentes.

Em sua história recente, o Männerchor Liederkranz ganhou popularidade pelo show “O Encontro dos Velhos Camaradas”, atração da Oktoberfest, Sommerfest, Festa Pomerana, além de outras apresentações em países da América do Sul e Europa.

O show “O Encontro dos Velhos Camaradas” é uma iniciativa cultural que objetiva resgatar as canções alusivas à terra natal de nossos antepassados germânicos.

A apresentação tem como cenário aquele pequeno bar da sua rua, a ‘Kleine Kneipe’ onde os amigos se encontram e ninguém te pergunta o que você tem ou o que você é.


O Show no Bar dos Velhos Camaradas 

O show regado a muito chope apresenta desde canções tradicionais germânicas até releituras de Pink Floyd,  Deep Purple e Louis Armstrong, sempre com muita irreverência. Apresenta ainda performances de O Rei Leão, O Gordo e o Magro, show de sapateado e esquetes muito divertidas.
Nas mesas do “bar”, montado no palco, sobra tempo até para um carteado.
Os canecos sempre cheios são responsabilidade de uma elegante “Frida”, trajada a rigor em seu alinhadíssimo vestido tradicional.

“Recomendo a todos. O show é inesquecível! A meu ver,  a melhor atração da Oktoberfest de Blumenau”. (completa Leandro)

Todas as imagens contidas nesta postagem foram produzidas por Leandro Lanser Santos, proprietário da Casa4centos Fotografias para Empresas.
As imagens são protegidas e qualquer cópia ou reprodução sem autorização poderá ser penalizada de acordo com LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. 

 velhos camaradas

Oktoberfest 2019 Blumenau-SC – A maior festa alemã das américas!

Primeiros dias da Oktoberfest 2019 de Blumenau.

Oktoberfest 2019 blumenau

A maior festa alemã das Américas, a 36ª Oktoberfest de Blumenau iniciou no dia 09/10/2019 e se estenderá até o dia 27.

Logo na abertura da Oktoberfest o público surpreendeu. Foi 74% maior que em 2018.
A cerimônia de abertura seguiu com o rito tradicional entre monges cervejeiros, caneco oficial,  bandeiras, realeza, personalidades, autoridades e a simbólica sangria do barril de chope.


Este ano o empresário Luciano Hang, proprietário de uma grande rede de lojas no Brasil, foi homenageado. Luciano teve a honra de retirar o Caneco Oficial de sua “casa” Krugplatz, ou Praça do Caneco onde permanece durante o ano. Entregou  ao monge principal que por sua vez repassou à Rainha da Oktoberfest Camila Kreuz.


No Inicio da idade média os religiosos europeus passavam longos períodos em jejum. Ingeriam apenas líquidos. Nesta época os monges teriam criado a cerveja,  por este motivo foram chamados Monges Produtores de Cerveja.

Atrações da 36ª Oktoberfest

São inúmeras as atrações da festa: Bandas, grupos folclóricos, chope em metro, Bratwurst em metro (pão com salsicha de 1m), restaurantes, parque de diversões, clubes de caça e tiro, desfiles e muito mais, além é claro,  muitas variedades de chope. As opções de chope apresentadas nesta edição da Oktoberfest vão, desde o tradicional Pilsen, passando pelos Viena, Pale Ale até os mais encorpados do estilo IPA.

A noite de abertura da 36ª Oktoberfest foi encerrada com o espetáculo dos Velhos Camaradas – Um coro com mais de 100 anos formado só por homens. Falaremos mais sobre eles em uma próxima postagem.

Todas as imagens contidas nesta postagem foram produzidas por Leandro Lanser Santos, proprietário da Casa4centos Fotografias para Empresas.
As imagens são protegidas e qualquer cópia ou reprodução sem autorização poderá ser penalizada de acordo com LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.